O sedã médio da Volkswagen, Jetta, acaba de ser lançado em sua nova geração aqui no Brasil. Neste ano marcado pelos sedãs médios, a Volks não quer ficar para trás, e já iniciou sua briga com Honda Civic, Toyota Corolla 2012, Renault Fluence, Peugeot 408. E terá que enfrentar os novos Chevrolet Cruze e Honda Civic 2012.
O modelo chega ao mercado em duas versões: a de entrada, Comfortline, que custa R$ 65.755 com transmissão manual e R$ 70.005 com câmbio automático. E a versão Highline, topo de linha chega por R$ 89.520. Veja os detalhes de cada um a seguir:
COMFORTLINE: Como já era de se esperar, o Jetta Comfortline tem vários itens a menos que o Highline. Ocorre que a maioria deles foi retirada da parte mecânica. Enquanto o sedã topo de linha possui um motor cheio de recursos tecnológicos, a configuração básica é equipada com o velho bloco 2.0 Flex, capaz de gerar potência de 120/116 cv e torque de 18,4/17,7 mkgf, com gasolina e etanol, na ordem. Quem comprar a versão de entrada pode optar por um câmbio manual de cinco marchas ou um automático convencional de seis velocidades, também com borboletas no volante. No lugar da suspensão multilink, foi instalado um sistema por eixo de torção na traseira do sedã.
O contraste entre as duas versões, contudo, não é tão grande no que diz respeito aos itens de série. O Jetta Comfortline é equipado com rodas em liga leve aro 16”, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de neblina, alarme e vidros, travas e retrovisores elétricos. Foram mantidos quase todos os dispositivos de segurança: enquanto as bolsas infláveis do tipo cortina e o controle de estabilidade ESP sumiram, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas, recursos eletrônicos ABS, ASR, EDL e quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais) permaneceram.
HIGHLINE: O Jetta Highline oferece conteúdo caprichado, começando pela mecânica. O propulsor é o 2.0 TSI à gasolina de quatro cilindros é dotado de turbocompressor, que funciona em conjunto com o sistema de injeção direta de combustível. Há ainda cabeçote com 16 válvulas e comando variável. Graças ao apurado trabalho de engenharia, o motor produz expressivos 200 cv de potência e 28,5 mkgf de torque, e a Volkswagen ainda informa que o consumo e as emissões de poluentes são comedidos. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem DSG, com seis velocidades e opção de troca de marchas por meio de borboletas no volante. A suspensão traseira é do tipo multilink.
A lista de equipamentos da versão topo de linha é ampla. Um dos destaques é o rádio com tela sensível ao toque, leitor MP3 e Bluetooth. Não faltam bancos revestidos em couro, rodas aro 17”, ar-condicionado com duas zonas, cruise-control e sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, na dianteira e na traseira. A cesta de itens de segurança também é completa, e inclui freios ABS, ASR, EDL e controle eletrônico de estabilidade ESP. O modelo oferece ainda seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois do tipo cortina) e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas.
*Parte de texto foi tirado do site Autos Segredos
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