De olho em um território dominado por Volkswagen Constellation e Mercedes-Benz Atego, a Ford renova, 26 anos após o lançamento, sua linha de caminhões Cargo. Com apresentação em Fortaleza (CE), o modelo chega para balançar o segmento médio ao pesado, com 11 modelos totalmente novos (cinco deles com a versão cabine-leito).
Parte de um investimento de R$ 670 milhões até 2013, com recursos próprios da Ford Caminhões, o modelo foi desenvolvido nos estúdios de design e centro de engenharia de Camaçari (BA) e de São Bernardo do Campo e Tatuí (SP), com supervisão das unidades dos EUA e da Europa. Os caminhões estão na faixa de 13 a 31 toneladas de PBT (peso bruto total) e com capacidade máxima de tração de até 63 toneladas.
O novo Ford Cargo, caminhão que chega como linha 2012
Os modelos são os seguintes: Cargo 1317, Cargo 1517, Cargo 1717, Cargo 2622, Cargo 2628, e Cargo 3132, com cabine-regular; e Cargo 1722, Cargo 2422, Cargo 2428, Cargo 1932R e Cargo 1932, com cabine regular ou cabine-leito. “O novo Cargo vai surpreender o mercado por exceder os requisitos desejados nesse crescente segmento", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
Seu design foi inspirado nos mais recentes lançamentos em automóveis da marca, adotando a linguagem kinetic. Foi mantida uma característica do modelo anterior, que é a grande área envidraçada. Ao mesmo tempo, há a robustez, que se faz presente nos materiais de alta resistência, no para-choque e nas caixas de roda encorpados.
Grande rival será o Volkswagen Constellation
Na lateral da cabine, optou-se por linhas limpas, sem firulas como frisos ou recortes. Para alcançá-la, há degraus com piso antiderrapante com base vazada em formato colméia para evitar o acúmulo de sujeira. Para liberar espaço, a tomada de ar do motor fica protegida sob o capô.
Entre as novidades, estão a suspensão na cabine, as novas transmissões com sistema de acionamento por cabo, a válvula de freio de seis vias, a coluna de direção com ajuste pneumático, a chave com código eletrônico antifurto, os vidros elétricos de série e a opção de bancos com suspensão pneumática, travas e retrovisores elétricos.
Seu quadro de instrumentos é bem completo, com várias luzes de advertência e aviso sonoro incorporadas. Há ainda central de informações digitais. Opcional, o ar-condicionado (sim, muitos frotistas ainda compram sem...) tem filtro de pólen e recirculação de ar, evitando a entrada de poeira na cabine.
No alto, vista geral; acima, detalhe dos mostradores do painel
Os motores são Cummins de 4 e 6 cilindros, dos mais confiáveis do mercado. As transmissões são Eaton das famílias FS, de seis marchas com primeira sincronizada, e FTS, com 13 marchas, totalmente sincronizadas. Todos os modelos trazem embreagem mais robusta e novo acionamento da transmissão por cabo, tornando os engates mais suaves e precisos.
Como as vendas começam apenas em maio, a marca ainda não estabeleceu o preço exato – mas deixou claro que a faixa será a mesma do Volkswagen Constellation, seu maior rival. "O preço será igualzinho ao do Constellation", afirma Oswaldo Jardim, diretor de operações da Ford Caminhões.
Para facilitar e reduzir os custos de manutenção, desde a primeira fase do projeto, o desenvolvimento do novo Cargo teve a participação da área de serviços. Além de simplificar a remoção e instalação de equipamentos, esse trabalho buscou ampliar os intervalos de manutenção, diminuir o tempo das operações e também a necessidade de ferramentas especiais para os serviços.
O acesso aos itens de manutenção é facilitado pelo capô amplo e leve, que dispensa o basculamento da cabine para verificações de rotina. A tampa, confeccionada em poliéster reforçado com fibra de vidro, tem abertura sustentada por dois amortecedores e fechadura aberta com a chave do veículo. Seu reservatório de expansão tem design robusto e facilita a visualização do nível do líquido refrigerante. O reservatório do lavador do para-brisa tem capacidade para oito litros.
O diagnóstico do motor é preciso por meio de um visor digital no painel de instrumentos. Ele sinaliza qualquer anomalia no funcionamento e também informa o código de falha para que a solução seja encontrada de forma rápida. A caixa de fusíveis no painel, em frente ao banco do passageiro, permite fácil acesso em caso de verificação ou troca de fusíveis e relés.
Um novo sistema hidráulico permite o basculamento da cabine. Além de exigir menor esforço na movimentação permite um ângulo de abertura maior, de 60 graus, facilita o acesso ao motor. A coluna de direção é do sistema “lube for life” e dispensa a lubrificação por graxeiras.
O para-choque dianteiro composto por três partes oferece um custo menor em caso de necessidade de substituição. O design dos faróis também facilita a troca de lâmpadas ou sua eventual substituição, bastando retirar a máscara protetora fixada no para-choque. O acesso à parte traseira da cabine também é fácil, reforçada por um passadiço com escada no cavalo-mecânico.
No Brasil a Ford Caminhões tem 134 distribuidores exclusivos, abrangendo todas as regiões do país. O lançamento do novo Cargo é acompanhado de um programa de treinamento de mão-de-obra para oferecer custos competitivos.
O novo Ford Cargo, caminhão que chega como linha 2012
Os modelos são os seguintes: Cargo 1317, Cargo 1517, Cargo 1717, Cargo 2622, Cargo 2628, e Cargo 3132, com cabine-regular; e Cargo 1722, Cargo 2422, Cargo 2428, Cargo 1932R e Cargo 1932, com cabine regular ou cabine-leito. “O novo Cargo vai surpreender o mercado por exceder os requisitos desejados nesse crescente segmento", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
Seu design foi inspirado nos mais recentes lançamentos em automóveis da marca, adotando a linguagem kinetic. Foi mantida uma característica do modelo anterior, que é a grande área envidraçada. Ao mesmo tempo, há a robustez, que se faz presente nos materiais de alta resistência, no para-choque e nas caixas de roda encorpados.
Grande rival será o Volkswagen Constellation
Na lateral da cabine, optou-se por linhas limpas, sem firulas como frisos ou recortes. Para alcançá-la, há degraus com piso antiderrapante com base vazada em formato colméia para evitar o acúmulo de sujeira. Para liberar espaço, a tomada de ar do motor fica protegida sob o capô.
Entre as novidades, estão a suspensão na cabine, as novas transmissões com sistema de acionamento por cabo, a válvula de freio de seis vias, a coluna de direção com ajuste pneumático, a chave com código eletrônico antifurto, os vidros elétricos de série e a opção de bancos com suspensão pneumática, travas e retrovisores elétricos.
Seu quadro de instrumentos é bem completo, com várias luzes de advertência e aviso sonoro incorporadas. Há ainda central de informações digitais. Opcional, o ar-condicionado (sim, muitos frotistas ainda compram sem...) tem filtro de pólen e recirculação de ar, evitando a entrada de poeira na cabine.
No alto, vista geral; acima, detalhe dos mostradores do painel
Os motores são Cummins de 4 e 6 cilindros, dos mais confiáveis do mercado. As transmissões são Eaton das famílias FS, de seis marchas com primeira sincronizada, e FTS, com 13 marchas, totalmente sincronizadas. Todos os modelos trazem embreagem mais robusta e novo acionamento da transmissão por cabo, tornando os engates mais suaves e precisos.
Como as vendas começam apenas em maio, a marca ainda não estabeleceu o preço exato – mas deixou claro que a faixa será a mesma do Volkswagen Constellation, seu maior rival. "O preço será igualzinho ao do Constellation", afirma Oswaldo Jardim, diretor de operações da Ford Caminhões.
Para facilitar e reduzir os custos de manutenção, desde a primeira fase do projeto, o desenvolvimento do novo Cargo teve a participação da área de serviços. Além de simplificar a remoção e instalação de equipamentos, esse trabalho buscou ampliar os intervalos de manutenção, diminuir o tempo das operações e também a necessidade de ferramentas especiais para os serviços.
O acesso aos itens de manutenção é facilitado pelo capô amplo e leve, que dispensa o basculamento da cabine para verificações de rotina. A tampa, confeccionada em poliéster reforçado com fibra de vidro, tem abertura sustentada por dois amortecedores e fechadura aberta com a chave do veículo. Seu reservatório de expansão tem design robusto e facilita a visualização do nível do líquido refrigerante. O reservatório do lavador do para-brisa tem capacidade para oito litros.
O diagnóstico do motor é preciso por meio de um visor digital no painel de instrumentos. Ele sinaliza qualquer anomalia no funcionamento e também informa o código de falha para que a solução seja encontrada de forma rápida. A caixa de fusíveis no painel, em frente ao banco do passageiro, permite fácil acesso em caso de verificação ou troca de fusíveis e relés.
Um novo sistema hidráulico permite o basculamento da cabine. Além de exigir menor esforço na movimentação permite um ângulo de abertura maior, de 60 graus, facilita o acesso ao motor. A coluna de direção é do sistema “lube for life” e dispensa a lubrificação por graxeiras.
O para-choque dianteiro composto por três partes oferece um custo menor em caso de necessidade de substituição. O design dos faróis também facilita a troca de lâmpadas ou sua eventual substituição, bastando retirar a máscara protetora fixada no para-choque. O acesso à parte traseira da cabine também é fácil, reforçada por um passadiço com escada no cavalo-mecânico.
No Brasil a Ford Caminhões tem 134 distribuidores exclusivos, abrangendo todas as regiões do país. O lançamento do novo Cargo é acompanhado de um programa de treinamento de mão-de-obra para oferecer custos competitivos.
No comments:
Post a Comment