O Ford Verona, era um sedã derivado do Notchback Escort, que teve seu início de produção no final do ano de 1989 e produzido até 1996. Teve uma versão com duas portas que foi produzida até 1993 e a quatro a partir do mesmo ano.
Do modelo MK IV do Escort se derivou o Ford Verona, chegou ao mercado com duas opções de cilindrada, o CHT de 1,6 litros e o AP de 1,8 litros. Foi junto com seu irmão gêmeo o Volkswagen Apollo, o lançamento da Autolatina no Brasil, pois eles tinham pouquíssimas diferenças mecânicas entre si e poucas mudanças estéticas também. O Verona tinha uma característica mais conservadora em relaçao ao seu irmão "alemão", que em contrapartida vinha com um apelo mais esportivo. No seu tempo foi tido como o carro mais silencioso do mercado Brasileiro.
Em 92 (já como 93), o Escort vai para sua quinta geração, MK V, mas na verdade a terceira brasileira, e o Ford Verona segue a família Escort; igual ao Escort três volumes da europa (o Orion),com 4 portas, e traseira baixa, completamente ao contrário da geração anterior, não fez tanto sucesso como a anterior.
Em 96 o Escort ganha apenas a frente do Escort MK VI e continuando a traseira do MK V (apelidado, então, de MK V), o Verona segue junto com o Escort, produzido apenas em alguns meses desse ano e no final do ano (já como 97 e igual à Europa) ele dá lugar ao Escort Sedan, onde mais uma vez, a traseira pouco se alterou. Também chamado de MK VII (em alusão à geração do Escort 97: MK VII).
Fonte: Wikipedia
No comments:
Post a Comment