Como procuramos sempre estar atualizando nosso blog, criamos a sessão de testes do PerSa Autos e como estreante testamos um Fiat Punto Attractive 1.4 Fire. Esperamos que gostem. Boa Leitura!
O Punto que avaliamos é uma unidade 2010/2011 na cor Cinza Scandium e com todos os opcionais, menos a roda em liga leve, ou seja, CD player embutido no painel, retrovisores elétricos, chave canivete com telecomando, para-brisa degradê, regulagem de altura e profundidade do volante, acabamento do painel central na cor prata, ar condicionado e os tão importantes airbag duplo e freios ABS, além dos faróis de neblina, tapetes e protetor de cárter (esses últimos acessórios, que juntos somam em média R$1.100). O valor do carro avaliado é R$45.264 (sem os acessórios).
EQUIPAMENTOS
O Fiat Punto Attractive vem de fábrica com vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, direção hidráulica, lavador e limpador do vidro elétrico do vidro traseiro, break light, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, conta-giros, maçanetas na cor do veículo, espelho no pára-sol do motorista e do passageiro, porta-óculos no teto, rodas de 15 polegadas, computador de bordo, follow me home, Fiat Code 2ª geração, check de luzes e portas, revestimento externo das colunas e vidros verdes.
OPCIONAIS
O Punto tem os seguintes opcionais:
. predisposição para rádio, R$ 295
. kit evolution 1 (chave canivete com telecomando e retrovisores elétricos), R$414
. kit evolution 2 (kit evolution 1 + rodas em liga leve 6.0x15" + pneus 195/60 15"), R$1.157
. kit comfort 2 (kit comfort + CD player MP3 com RDS integrado ao painel), R$1.638
. HSD (airbag duplo e freios ABS), R$2.547
. desembaçador com ar quente, R$343
Com uma boa análise de preços é possível perceber um grande-custo benefício de alguns opcionais do Fiat, por exemplo o kit comfort 2, que por R$1.638 de dá o tão querido ar condicionado, que é um opcional obrigatório nesta faixa de carro, um sem este equipamento é mico na certa, a regulagem de altura e profundidade do volante, ajudando o motorista encontrar a melhor posição para dirigir, além do rádio integrado ao painel, promovendo assim mais segurança e três detalhes interessantes. O primeiro é que com o MP3 player embutido, as informações das rádios e dos CD's são mostradas no painel de instrumentos, o painel de instrumentos ganha uma tela maior e mais bonita que a "original" e o último detalhe, creio que o melhor, a diferença do kit comfort 1 para o kit comfort 2 é de apenas R$400, ou seja, maior benefício, pois o consumidor terá um equipamento original por um menor preço que um equipamento que não seja integrado ao painel, juntamente com a preparação para o som (R$295).
Outro bom equipamento é o kit evolution 1, que te entrega chave canivete com abertura e fechamento remoto das portas e vidros dianteiros por apenas R$414.
No carro equipado com o kit HSD, airbag duplo e freios ABS, o volante ganha revestimento em couro.
ACABAMENTO
"Quando a esmola é muita, o santo desconfia.". Esse ditado popular não pode ser aplicado ( inteiramente ) ao Fiat Punto, já que seu acabamento é bom para seu nível de preço, existindo poucas irregularidades no arremate das peças, como a tampa do porta-luvas desalinhada ou parte da costura do material usado para cobrir parte da alavanca do freio de mão.
Em linhas gerais, o Fiat tem um bom acabamento, más não pense que ela quer o melhor para seus clientes (aliás, nenhuma montadora quer muito o bem de seu cliente, ela quer mesmo gerar gordos lucros), isso é simplesmente para reduzir o custo de produção de novas peças com o mesmo formato, mesma utilização para as outras sete versões do Punto.
MOTOR
É muito fácil falar do motor da versão Attactive do Fiat, pode ser resumido em um único adjetivo, fraco. O 1.4 Fire 8 válvulas oferece uma boa média de consumo, pois o carro avaliado tinha 1.700 km marcados no hodômetro e já estava fazendo em média 10km/l de gasolina, que no caso era o combústivel que estava no tanque de 60 litros. Lembrando que é um motor com muito pouco uso, ainda "amarrado", consumindo mais que o normal (normal=quilometragem um pouco mais avançada). Bom consumo, porém com pouco torque. Se o pretendente do Punto for uma pessoa que não tenha tanta pressa, a versão recomendada é a Attractive, caso contrário, coloque mais R$4.950 no cheque e leve a versão Essence 1.6 16 válvulas, que já vem com o ar condicionado e os faróis de neblina.
ESTILO
Até um tempo atrás a Fiat do Brasil oferecia o mesmo Punto vendido na Europa, já que no meio do ano passado ele foi atualizado no velho continente, virando o Punto EVO. Porém nosso Punto não ficará assim por muito tempo, pois a Fiat planeja lançar em 2011 o Punto EVO, nos igualando mais uma vez com o mercado europeu.
Mesmo com o visual um tanto quanto gasto, o Punto ainda é muito bonito, chamando atenção de alguns. Seu desenho provém das mãos de Giorgetto Giugiaro, que é nada mais que um grande projetista com um histórico de intimidar qualquer mortal. E tem mais um detalhe interessante, a Fiat faz questão de mostrar que seu compacto foi desenhado pelo Giugiaro, colocando um pequeno adesivo azul com a inscrição "Design Giugiaro" na lateral das portas traseiras.
SEGURANÇA
O Punto vem de série com o Fiat Code da segunda geração, que é um sistema que procura dificultar o roubo do automóvel, más como todos sabem, isso não impede nenhum ladrão de roubar o carro, já que conhece as falhas do sistema. Ele também oferece uma coisa que vicou característica da Fiat. Desde de seu mais novo compacto, ela oferece como opcional em alguns modelos e de série em outros o terceiro encosto de cabeça, porém fica devendo na falta do cinto de 3 pontos para o passageiro do meio.
A Fiat oferece o kit HSD composto por duplo airbag e freios ABS por salgados R$2.547, porém um item essencial em qualquer carro.
FICHA TÉCNICA
gasolina | |
Velocidade máxima | 162 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,8 segundos |
Consumo urbano | 12,9 km/l |
Consumo rodoviário | 16,8 km/l |
etanol | |
Velocidade máxima | 163 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,6 segundos |
Consumo urbano | 9,1 km/l |
Consumo rodoviário | 12,4 km/l |
Motor | |
Posição | dianteiro, transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Cilindrada | 1368 cm3 |
Comando | fixo, SOHC 8V |
Taxa de compressão | 10,35:1 |
gasolina | |
Potência | 80 cv a 5500 rpm |
Torque | 12,2 kgfm a 2250 rpm |
etanol | |
Potência | 81 cv a 5500 rpm |
Torque | 12,4 kgfm a 2250 rpm |
Transmissão | |
Tipo | manual de 5 marchas |
1ª | 4,273 |
2ª | 2,238 |
3ª | 1,444 |
4ª | 1,029 |
5ª | 0,838 |
Ré | 3,909 |
Diferencial | 4,4 |
Carroceria | |
Direção | |
Diâmetro de giro | 10,9 m |
Eixo dianteiro | |
Suspensão | independente, McPherson |
Freios | disco ventilado |
Rodas | Aro 15 polegadas |
Pneus | Pirelli 195/60 R15 |
Eixo traseiro | |
Suspensão | semi-independente, eixo de torção |
Freios | tambor |
Rodas | Aro 15 polegadas |
Pneus | Pirelli 195/60 R15 |
Capacidades | |
Peso em ordem de marcha | 1101 kg |
Carga útil | 400 kg |
Tanque de combustível | 60 litros |
Porta-malas | 280 litros |
Dimensões | |
Externas | |
Comprimento | 4,03 m |
Largura | 1,687 m |
Altura | 1,505 m |
Entre eixos | 2,51 m |
Bitola dianteira | 1,471 m |
Bitola traseira | 1,467 m |
CONCORRENTES
VEREDICTO
ACABAMENTO | 8 |
DESEMPENHO | 6 |
CONSUMO | 8 |
EQUIPAMENTOS | 7 |
SEGURANÇA | 7 |
PORTA-MALAS | 5 |
ESPAÇO INTERNO | 7 |
DESENHO | 8 |
ATUALIDADE DO PROJETO | 9 |
CUSTO-BENEFÍCIO | 8 |
TOTAL | 7,3 |
O Fiat Punto ainda impressiona pelo acabamento, atualidade do projeto e pelo desenho, porém fica devendo em espaço interno e porta-malas, que é menor que o do seu irmão menor Palio. Mesmo assim, um carro muito interessante de se ter na garagem. A garantia oferecida pela Fiat é de um ano, sem limite de quilometragem e a rede de concessionárias conta com 549 pontos espalhados por todo o território nacional.
ESCRITO POR: MPS"
No comments:
Post a Comment