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Sunday, October 30, 2011

Como quase fiz o achado mais importante na história do (meu) automobilismo



A maioria dos carros da Fórmula 1 vai parar em alguma mostra ou na coleção particular de algum bilionário. Um carro como o McLaren MP4/6 que Ayrton Senna usou na conquista do título da categoria em 1991 deveria estar em um museu. Foi isso o que estranhei quando achei tê-lo encontrado juntando poeira em um galpão de uma empresa aeronáutica em Salt Lake City, no estado de Utah.



Quando recebi de um leitor estas fotos do carro em baixa resolução, simplesmente não podia acreditar. Um carro de F1 de verdade escondido em algum lugar dos Estados Unidos. Algo que potencialmente valeria milhões de dólares mesmo parado ali. E ainda mais inacreditável, o carro carregava uma pequena bandeira do Brasil com as letras “S-E-N-N-A”. Meu deus, pensei, será que este seria um dos carros de Ayrton na F1?

Se fosse, então seria um dos achados mais importantes na história do automobilismo.



As únicas pistas eram uma marcação no chassi e duas fotos recebidas com baixíssima qualidade pelo e-mail. A etiqueta mencionava que o monocoque foi fornecido pela “Hercules Incorporated”. Uma pequena busca nos livros de história revela que o carro foi projetado por Neil Oatley sob a supervisão de Steve Nichols.

Nichols é o engenheiro norte-americano que projetou o MP4/4. Ele é de Salt Lake City, Utah. Segundo a biografia de Nichols, ele trabalhou como engenheiro de desenvolvimento para a Hercules Aerospace até assumir projetos automobilísticos em tempo integral.

A Hercules Aerospace, segundo consta, foi responsável por criar os materiais compostos usados em aeronaves e carros da McLaren na Fórmula 1.



Seria esse um dos carros usados na temporada? Empolgado, juntei as pistas.

  • O veículo se parece exatamente com o MP4/6 original, até nos menores detalhes perceptíveis nas fotos de baixa qualidade que recebemos.

  • Parece ter o chassi completo, incluindo a suspensão. O carro parece apoiado na suspensão como se ainda tivesse um conjunto motriz. Parece meio suspeito, e ao mesmo tempo completo.

  • O veículo tem uma marcação no chassi, o que é algo geralmente reservado para modelos de pista e de testes.

  • Não se sabe o paradeiro de todos os veículos. O chassi n⁰ 8 está na coleção da McLaren em Donnington. O carro que faturou o campeonato agora é uma escultura. Outro carro foi usado para testes do V12, mas eu não acreditava que este tinha um motor, e não havia como confirmar.



Acreditando que era um carro de verdade comecei a vasculhar registros históricos e determinei que havia uma chance maior de ser do começo da temporada, talvez o carro que Senna usou na vitória do GP dos Estados Unidos de 1991 em Phoenix, Arizona. Patrocinadores vêm e vão durante a temporada e até de prova em prova, e o logo da Courtaulds no carro (visto aqui na Bélgica) não estava lá durante o GP norte-americano e não é visível neste carro também.

Fotos de arquivo da Getty Images parecem indicar que o logotipo foi acrescentado depois do GP de San Marino, que foi a terceira corrida no ano. Isto significa que o carro, se for real, era de uma dessas duas provas. Dada a proximidade, o palpite era de que ele seria o carro usado no GP dos EUA ou um carro da mesma época.



Isso leva a como o veículo foi parar no escritório de remessas em um galpão. Até onde eu sei, estas fotos foram tiradas na fábrica da Hexcel em Salt Lake City, que fabrica fibra de carbono e outros tipos de compostos. A Hexcel comprou a fábrica e toda a divisão de materiais compostos da Hercules em 1996.

O carro, ou o que quer que seja, foi abandonado com o tempo e esquecido quando a Hexcel tomou posse.

Tremendo de empolgação, entrei em contato com a Hexcel e contei o que eu havia descoberto até então. Minhas primeiras conversas mostraram que os executivos da empresa não sabiam o que tinham em mãos. Aqui está a primeira confirmação da gerente de comunicações da Hexcel, Rachel Owen, uma britânica que tinha ideia de quem era Senna.

“Tenho boas notícias. O carro de F1 ainda está em nossa unidade de Salt Lake City – e ao invés de juntar poeira em um estado deplorável será o destaque de uma exposição em nosso novo prédio de materiais compostos que será inaugurado no ano que vem.”

Incrível. O carro foi resgatado. Mas o que ele era?



Continuei a investigação e o ex-presidente da divisão de produtos compostos da Hercules pode confirmar que parte do carro era real, e não todo ele.

A Hercules realmente usou bólidos de verdade da McLaren na Fórmula 1 para exibição (do começo ao final da década de 1980). Eles eram “emprestados” à Hercules e continuavam sendo propriedade da McLaren.

Entretanto, o custo de transporte dos carros entre a Inglaterra e os Estados Unidos se tornou proibitivo. A Hercules se ofereceu para comprar um carro (obsoleto) da McLaren, mas a equipe queria muito dinheiro. Assim, a Hercules e McLaren concordaram em fazer uma “cópia/maquete”, que é aquele exibido no começo da década de 1990 – e que ainda está em Salt Lake.

A única coisa “autêntica” do carro que a Hexcel tem atualmente é o cockpit da Hercules de material composto e a carcaça de fibra de vidro da McLaren com os adesivos.
Sob a carroceria fica uma estrutura de compensado que o mantém intacto.

Pelo menos a empresa parece comprometida em preservá-lo.

“Nós ainda temos um lembrete muito valioso de um marco em nossa história, fornecendo fibra de carbono para o primeiro monocoque de fibra de carbono na F1 que inaugurou novos níveis de desempenho, rigidez e proteção ao piloto”, disse Owen.

Assim, meu extraordinário achado não se mostrou real. O que poderia se transformar em um gol do meio-campo se transformou, na melhor das hipóteses, em um chuveirinho bem aplicado.



Fonte: jalopnik.com.br

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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