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Sunday, May 8, 2011

Carros de História: Renault Clio

Em 1990, chegava o Clio, o sucessor do Renault 5.
O Clio foi lançado no Salão de Paris, no outono de 1990 e iniciou as vendas na França logo após, embora as vendas no resto da Europa só começaram em março de 1991. O Clio em grande parte doi o sucessor do Renault 5 (que continuou a ser produzido até 1996 como uma alternativa de orçamento). A gama de motores disponíveis no lançamento incluiu o 1.2 e 1.4 - que usava a energia E-type, que erão motores a gasolina (visto pela primeira vez no R19), 1.7 e 1.9 a diesel (ambos com base na unidade do tipo F). Os motores a gasolina receberam um sistema de injeção de combustível no lugar dos carburadores em 1992, para se adequar às novas normas de emissões poluentes.

Um facelift menores guarnição ocorreu após apenas um ano de estar à venda. Uma nova versão com um "suave" emblema diamante da Renault (o emblema
anterior "marcou", sendo progressivamente eliminado na época) e um novo design dos bancos da frente foram as únicas alterações. O projeto não alterou em constituir uma nova 'fase'. Em março de 1994, o facelift 2 do modelo foi lançada, com pequenas atualizações para o exterior e o interior do Clio. Mais notável foi a mudança na grade dianteira de dois reforços de metal para uma grade de ripas simples com código de cores. As tiras da colisão foram feitas um pouco maiores e mais arredondadas, e o emblema do carro foi um nível de acabamento que incorporada as tiras de colisão. Os emblemas na tira traseira foram movidos para cima da bagageira e a tira traseira ganhou um aspecto de fibra de carbono. As lanternas traseiras foram dadas de forma um pouco mais "bolha" arredondada para elas, dando para o Clio um visual mais moderno. Os cachos, entretanto, são fisicamente intercambiáveis ​​com 0 facelift 1.
A 2ª geração vinha em 1996, com visual mais moderno.
A maçaneta traseira virou marca da geração.
Em 1996, com a chegada do Clio II, o motor 1.2 à energia foi substituído por um de 1149 cilindradas D7F MPI (A injeção Multiponto), usado pela primeira vez no Renault Twingo, que por algum tempo ainda, tinha versões disponíveis com o mais velho 1239 cc "Cléon", uma série especial do Twingo original. O desenho da cabeça do cilindro no 1.4 E-Type também foi ligeiramente alterado para a fase 3 dos modelos em uma oferta para uma melhor economia de combustível. Isso resultou na produção de motores de potência um pouco menor do que suas versões anteriores.

A 2ª geração do Clio tinha uma atualização um pouco mais perceptível do que a fase 2 é. A fase 3 é diferente, os faróis mais arredondados, incorporando o sinal de volta na unidade com o farol. O capô curvo mais em torno das bordas das luzes. A porta traseira incorporou uma terceira luz de freio e um novo emblema "Clio", seguindo o mesmo tipo dos Renault da época. Algumas melhorias mecânicas também foram feitas.

A 2ª geração recebia um facelift em 2001, o que fez dessa geração a mais vendida.
Maçaneta traseira mudou (apenas nos EUA e na Hungria).
Painel mais moderno e bem equipado fazia um cliente bem satisfeito.
Um facelift na primavera de 2001 viu o exterior remodelado, melhorando a qualidade interior e um 1.5 à diesel de injeção direta foram acrescentados. A copa Clio 172 também recebeu o facelift e uma clareada na versão mais focada também foi acrescentada à gama, conhecida como a Clio 172 Cup.
Os 172 mais tarde receberam uma atualização, ainda mais para os 180 cv, tornando-se o Clio Renault Sport 182, a Copa Clio 182 e, finalmente, a versão um topo-de-linha chamada do Clio 182 Trophy. O C182T foi anunciado como um dos melhores hatches quentes de todos os tempos. Apenas 500 foram feitos para o Reino Unido (e um punhado para a Suíça).
A principal diferença entre o Clio 182 normal e o 182 Cup é a suspensão da raça de engenharia que permite o manuseio da versão sem paralelo no seu mercado. A Renault também produziu o Clio V6, que se parece  com esteróides em comparação com o 182. O V6 tem um motor 24V 3.0 com 255 bhp que vai de 0-100 km/h em 5.8 segundos e uma velocidade máxima de 153 km/h.
A Renault decidiu manter a venda do Clio II, até 2008, e o Clio II é vendido juntamente com o Clio III, mas com um preço
menor e conhecido como o Clio Campus. Em 2006, esse modelo ganhou um facelift com uma frente redesenhada e traseira. 
 O Cli Sedan vinha em 2001 também, chamado em alguns países como Thalia/Symbol.
A maçaneta traseira vinha com o emblema da Renault, o que levou ao hatch.
O painel tinha algumas semelhanças em relação ao hatch, mas era mais moderno.
Em 2001, a Renault lançou a versão sedã do Clio II, intitulada Clio Symbol (Turquia, Roménia e Bulgária), Thalia (o resto da Europa Oriental) ou Clio Sedan (Cone Sul). Originalmente, o carro foi destinado à venda nos países em desenvolvimento, mas devido à demanda, mais tarde foi disponibilizado em países onde os sedãs eram tradicionalmente preferidos sobre os hatches, principalmente na Espanha e em alguns países da Europa. Na Europa Oriental, o Thalia é mais barato que o Clio, mas ainda está cerca de 30% mais caro que o Dacia Logan, que também é vendido pela Renault nesse modelo de mercado, mas em de baixo custo. Em alguns mercados onde a Renault não estava presente, o sedã foi oferecido como o Nissan Platina (fabricado e vendido no México em uma fábrica da Renault/Nissan e vendido em toda a América Central), com duas excepções: o Chile e a República Dominicana, onde ambos os Modelos da Nissan e Renault estão presentes.
Em 2005, vinha o Clio III, um Clio totalmente renovado.
O carro dividia plataforma com o Nissan Micra e o Renault Modus.
Um novo Clio de 3ª geração foi revelado em 2005. Ele usava uma plataforma que foi co-desenvolvida com a Nissan (que a Renault tem uma parceria) que é compartilhada com o Renault Modus e o Nissan Micra atual. É consideravelmente maior e 130 kg mais pesado, bem mais caro que o Clio II, o resultado de uma decisão de mover o Clio um pouco para o segmento de luxo. A saída do Clio II continuava a ser vendido como uma opção de orçamento até o lançamento do novo Renault Twingo (em 2007). O novo Clio atingiu uma classificação de 5 estrelas no EuroNCAP, juntando-se o resto da família de motores da Renault do consumidor com a melhor nota - com a exceção do Kangoo - que todos têm a classificação de segurança máxima. As vendas do modelo de 3 portas em toda a Europa começaram em outubro de 2005, com um modelo de 5 portas no início de 2006.

Em junho de 2006, as vendas da terceira geração do Clio Sport começaram na França pelo preço de
23.000. O Clio Sport está equipado com um novo motor naturalmente aspirado 16V 2.0 com base na versão anterior, utilizado na segunda geração do Clio Sport, e uma caixa de 6 velocidades. O motor desenvolve 197 cv à 7250 rpm. A velocidade máxima é 215 km e vai de 0-100 km/h em 6.9 segundos.

A Renault exibiu um Clio Hi-Flex com motor 1.6 16V no Salão Internacional Agrícola de Paris, em 2006. Este veículo, que aborda o mercado brasileiro, apresentado pela Renault, desenvolveu a tecnologia flex-fuel, com uma máquina altamente versátil que pode funcionar com combustível que contém uma mistura de gasolina e álcool em qualquer proporção (0% a 100% de cada).

O Clio recebeu um facelift em 2009, o que o deixou mais moderno e mais bonito.
A traseira permaneceu a mesma, mas só mudou as lanternas.
Painel mudou também.
O Salão de Genebra de 2009 viu a Renault tomar os envoltórios, fora as últimas versões hatchback e a propriedade do best-seller Clio. O novo Renault Clio tem estilo, conforto, versatilidade, e as credenciais de segurança e equipamentos, que formam um conjunto digno do que a dos modelos a partir do segmento acima, que tem certeza de apelar a uma grande base de clientes, fiéis do mundo inteiro. Ao mesmo tempo, a sua qualidade extremamente rigorosa o constrói e o torna um dos carros mais confiáveis ​​da sua classe.
Ainda em 2009, vinha o novo Clio Sedan, chamado agora apenas de Symbol.
O formato das portas era o mesmo do velho Clio Sedan, que parava por aí.
O novo Renault Symbol é um sedan de três volumes que apresenta um estilo atraente. Seu comprimento de 4,26 metros e altura de 1,43 metros permite garantir proporções bem equilibradas. As formas harmoniosas de seus faróis e espelhos de corpo no exterior sustentam e parece valorizadora do fim da frente. Visto de lado, suas linhas são as de um sedã de prestígio e presença de uma terceira janela lateral garante uma visibilidade de primeira classe. O design robusto da traseira também é sugestivo de status, uma impressão que é agravado pelo pára-choque traseiro na cor da carroçaria e as luzes traseiras redondas.
A utilização de cromados de corte para a grade e no painel traseiro surround adiciona uma nova nota de distinção refinado (dependendo do nível de equipamento). O novo Renault Symbol também podem ser encomendado com um pacote opcional Pack Look (luzes adicionais e porta cromada acetinando alças) e rodas de liga-leve de 14 ou 15 polegadas de alumínio.
Uma ampla gama de acessórios permite aos proprietários para modificar ainda mais olhares do seu carro em função do seu gosto pessoal. Itens disponíveis a partir do lançamento são um aerofólio traseiro, retrovisores cromados exteriores, frisos de proteção da porta de alumínio e específica de 14 rodas. Três cores de corpo não-metálicos estão disponíveis, bem como várias cores de corpo metálico.

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